Parques Nacionais

Parque Nacional dos Aparados da Serra

Em 1959 foi criado o Parque Nacional dos Aparados da Serra com uma área de 10.250ha. O nome do Parque é o mesmo nome do Complexo de Canyons “Aparados da Serra” que se estende de Cambará do Sul – RS até parte da Serra Catarinense, Urubici – SC. Mesmo o Parque carregando o nome da cadeia de Canyons não representa 3% de toda a extensão real dos Aparados da Serra Geral. O Parque esta situado ao Sul do Complexo de Canyons entre os estados de SC e RS. São os municípios de Praia Grande – SC e Cambará do Sul – RS que tem parte de suas áreas territoriais dentro do Parque.
Dentro dos limites do Parque esta o Canyon Itaimbézinho, um dos mais famosos Canyons do Brasil. O Canyon é famoso pela procura das pessoas ao Parque que acabam explorando o Canyon que fica bem próximo ao portão numero 1 do Parque.
No portão numero 1 (o principal que fica 18km da área urbana de Cambará do Sul) é permitido a entrada dentro do parque sem o acompanhamento de guias, porém aconselhamos que seja contratado o serviço de guia pois nos ultimos meses houve acidentes fatais na área. Para acesso dentro da Garganta do Canyon Itaimbézinho é obrigatório a utilização de Guias e a entrada é no portão numero 2 em Praia Grande – SC.
Nos portões do Parque é cobrado um ingresso por pessoa de R$ 8,00 mais o veiculo de passeio R$ 5,00. Veículos de grande porte tem valo maior.
Não há estrutura com lanchonete, apenas uma sede do ICMbio com banheiros e recepção para maiores esclarecimentos de trilhas e acessos. Nas segundas feiras o Parque costuma estar com os portões fechado, diferente dos outros dois Parques que ficam aberto ao publico de segunda a segunda. Em feriados prolongados o Parque abre seus portões normalmente.
Nos limites (dentro) do Parque é proibido acampar, caçar, coletar material vegetal, fazer cavalgadas, entrar de veículo dentro do Parque (fora do estacionamento), deixar algum tipo de material, dar alimento a animais e avançar fora das trilhas. As atividades permitidas são Bikes e Trekkings (Caminhadas Ecológicas nas trilhas já existentes)