Canyon Fortaleza

O Canyon Fortaleza tem sua fenda aberta ao Oceano Atlântico, sua extensão chega a 8km em uma profundidade de até 920mtr.
Não é o mais profundo como esta em muitas paginas de sites falando sobre o canyon, pois ao centro da cadeia de canyons existem canyons mais profundos.
A partir de 1992 foi fundado o Parque Nacional da Serra Geral, tendo sua entrada principal na mesma estrada que já ligava ao Canyon. Não há estrutura no Parque, apenas uma guarita para controle de entrada de pessoas.
As trilhas hoje controladas pelo ICMBio ganharão os nomes de trilha do Mirante e trilha da Pedra do Segredo e chegam em um total de 7km de caminhada. Ainda na parte superior do gigante canyon o parque permite a trilha borda sul que liga as duas trilhas citada acima. Exite também a parte interna do Canyon com a trilha Tigre Preto com caminhada que chega a quase 14km em trekking intenso. 

O Canyon Fortaleza (PARNA SERRA GERAL) esta a 23km com parte asfalto e parte de estradas de chão da área urbana de Cambará do Sul – RS, qualquer veiculo pode trafegar na estrada de chão batido pedregoso, porém ressaltamos que seu veiculo poderá ficar danificado devido buracos e pedras no caminho. Aconselhados o uso de veículos de terceiros (Agências ou locado) e para entrar nas trilhas do Canyon Fortaleza sempre faça a contratação de Guias para que você conheça todas as trilhas e esteja seguro já que a área não tem estrutura.

Para parte interna do Canyon Fortaleza tem seu acesso por Jacinto Machado -SC, também em estrada de chão pedregosa 12km do municipio e sua entrada só permitida com condutor credenciado do Parque Nacional da Serra Geral.