Canyon Itaimbézinho

O Canyon Itaimbézinho esta dentro dos limites do Parque Nacional dos Aparados da Serra. É o Canyon mais famoso do Brasil por justo estar dentro dos limites do Parque que ajuda muito a divulgar esta grande garganta. Impressiona pela longa extensão de até 5km em uma profundidade máxima de 720mt. É um dos maiores Canyons do Complexo Aparados da Serra e possui trilhas as bordas formatadas por Órgão de Preservação Federal que fundou o Parque ao redor do Canyon em 1959, dando estrutura a partir de 1995 recebendo muitas visitas até os dias de hoje.
As trilhas hoje controladas pelo ICMBio ganharam os nomes de Trilha do Cotovelo e Trilha do Vértice e chegam em um total aproximado de 8km de caminhadas.

O Canyon (Parque) esta a 18km de estradas de chão da área urbana de Cambará do Sul – RS, qualquer veículo pode trafegar na estrada de chão batido pedregoso, porém pode danificar seu carro devido a buracos e pedras. Não é obrigatório guias para efetuar as trilhas, mais ressaltamos que é importante contratar o serviço de guia para segurança e informação do local.
Nas segundas feiras o Parque Nacional dos Aparados da Serra que abriga o Canyon Itaimbézinho costuma estar com os portões fechado, abrindo de terça a domingo. Em feriados prolongados o Parque abre normalmente.

Existe também a parte interna do Canyon com a trillha do Rio do Boi com caminhada que chega a quase a 14km em trekking intenso. O acesso inicia em Praia Grande - SC, também em estrada de chão pedregosa 8km do municipio e sua entrada só é permitida com condutor credenciado do Parque Nacional dos Aparados da Serra.