As Cidades

São José dos Ausentes - RS

São José dos Ausentes – RS, esta situado ao Centro Sul dos Aparados da Serra em altitude de 1250mtr. No estado do Rio Grande do Sul esta situada no extremo Norte do Planalto Serrano. Como todos os municípios que são da região dos Aparados, S. J. dos Ausentes é a mais pequena cidade e possui apenas um pouco mais de 3.000 habitantes e uma grande área rural. Sua extensão de bordas de Aparados da Serra, chega a 110km de extensão fazendo divisa com o estado de SC. Grande parte do Município abriga vales, rios e bordas dos Aparados. Ao Norte e ao centro do Município temos grandes área preservadas em terras particulares, onde é possível ver muitos animais silvestres, como o temido Puma, Veados, Raposas e outros. São José dos Ausentes é o município mais frio do RS e possui os pontos mais elevados do RS, onde já registramos 12 graus negativos em 1996 com uma forte nevasca. A ultima grande nevada aconteceu em 2010 dia 03 e 04 de Agosto com acumulado de quase 30cm nos campos com mais de 1250mtr.
O principais pontos Turísticos do município são as bordas dos Aparados da Serra onde encontramos o Pico e Canyon do Monte Negro. Nos campos Ausentinos é possível achar belas cachoeiras como o Cachoeirão dos Rodrigues. Ainda nas bordas dos Aparados da Serra, S. J. dos Ausentes esconde Canyons de grandes dimensões e profundidades, chamados de “Segredos dos Aparados”.

Desde 1727, os jesuítas, juntamente com os índios Tape (guarani), levantaram uma cruz para registrar o domínio na Vacaria dos Pinhais. Quando faleceram os grandes posseiros destas terras, foram os campos arrematados, em 'Juizo de Ausentes', pelo capitão Antônio da Costa Ribeiro, no ano de 1764. Proprietário da fazenda São Gonzalo, Riberiro, entre aparados da Serra Geral e as nascentes do rio das Antas, quando faleceu e sem ter descendentes, foram novamente os mesmos campos colocados em 'praça dos ausentes' e arrematados em 1787 pelo padre Bernardo Lopes da Silva, o tenente José Pereira da Silva e Manoel José Leão, que repassam em 1789 ao povoador Antônio Manoel Velho que a denominou Fazenda Santo Antônio dos Ausentes. As três sesmarias conhecidas como dos Ausentes na medição e demarcação somaram a área, passando de dez sesmarias, que só foram subdivididas a partir de 1874, data de falecimento de Ignácio Manoel Velho, um dos herdeiros que manteve a área intacta, o que mais tarde unida a outras, se tornaria o município São José dos Ausentes. Uma das versões é de que poucas pessoas ficavam morando neste local por muito tempo, devido as péssimas condições climáticas, o frio era tanto que a cidade freqüentemente tinha seu povo ausente. A origem do nome do município 'São José' pelo padroeiro do lugar. Dos sesmeiros João, José e Manoel, após adquirirem fazendas, dois deles foram assassinados, considerando assim a Terra dos 'Ausentes'.